quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cicloturismo nas encostas da Serra Geral Catarinense

Dia: 12/10/2011
Ontem, começou a ser realizado um sonho: 300Km de pedal pelas encostas da Serra Geral Catarinense.

Idealizado por Marlon e em fase de concretização por ele, Diogo e Darlan, o roteiro teve inicio as 8h em Praia Grande e previsão de chegada domingo em Rancho Queimado, SC.

Acordei as 5h da manhã para leva-los até Praia Grande, extremo sul de Santa Catarina, onde pegariam estradas secundárias, sempre andando o mais perto possível dos costões da Serra.

Saída: praça de Praia Grande


Acompanhei o trajeto até Jacinto Machado, e depois destes 38 km pedalados, os guerreiros, que nunca antes tinham pedalado com alforjes muito menos pesando 12 kg, tiveram noção de que não ia ser fácil terminar os 300km totais, pois a chuva e o peso eram seus grandes inimigos.

No entanto, chegaram a Jacinto sorrindo e brincando, com lama até na cara, literalmente rsrs


Diogo, feliz da vida!


Se lavaram no lago artificial da cidade e fizeram um lanche numa padaria antes de partir rumo a Timbé do Sul, onde pernoitariam. Darlan ainda teve que dar um jeitinho na bike dele que estourou a porca do parafuso que segurava a garupeira do alforje.


hehehe, sorte que só eu vi isso...

Além da chuva, da lama e do peso, ainda surgem outros contratempos

Depois disso dei boa sorte aos guerreiros e segui viagem, deixando-os seguir a deles.





Dia: 13/10/2011
Fiz contato novamente por telefone, pois ontem a noite estavam com os telefones fora da área de cobertura, isso era umas 14h. Estão todos bem, porém havia chovido a noite toda até aquele momento, que parecia que a chuva iria dar uma trégua.

O mau tempo os fez desviar um pouco da rota e ir até a cidade de Turvo, onde iriam até Forquilhinha pelo asfalto, visto as estradas de terra estarem péssimas para pedalar. O tempo acabou melhorando mesmo e eles de Forquilhinha iriam pegar novamente os acessos secundários, até Nova Veneza e depois Siderópolis, onde iriam acampar.

Dia: 14/10/2011
Aproximadamente 9h meu telefone toca, era o Marlon feliz da vida, pois o tempo firmou, as ruas estão melhores de pedalar, dá pra curtir o visual da Serra, que era um dos objetivos da trip...enfim, o sol animou e revigorou os guerreiros 100%!

Ontem o dia todo pegaram muito vento, foi um pedal extremamente cansativo e com chuva ainda pra piorar. Eles pernoitaram próximo a Barragem do Rio São Bento e a hora que ligaram já estavam em Treviso, onde iam comer para seguir viajem para Guatá, sempre costeando a Serra.

Hoje com esse sol o visual vai ser incrível!

Boa sorte aos guerreiros! Amanhã provavelmente já vou indo em direção a Santa Rosa de Lima acompanhar os últimos momentos dessa grande aventura que termina domingo em Rancho Queimado.


Dia: 15/10/2011


Neste dia fui convocada a buscar os guerreiros. Eles me ligaram perto das 10:30h, estavam em Grão Pará sem muitas expectativas de chegar a Rancho Queimado até domingo (16). Além do cansaço, visto as intempéries que encontraram durante todo o trajeto, analisaram a logística do final do percurso e decidiram em conjunto que seria melhor parar por ali, o que para eles em momento algum foi frustante depois de mais de 280 km rodados.

Como não iria dar tempo de chegar até o objetivo final, se eles continuassem mais um pedaço iria ficar mais complicado para mim e para a esposa do Darlan pega-los sabe-se lá onde...além do que já iria ser domingo final de tarde, sendo que depois ainda tinha muita estrada para chegar em casa, deste modo foi decidido abortar os últimos 100 km.

Eles ainda retornaram até Braço do Norte, onde os encontrei e almoçamos juntos. Fiquei tonta com tantos relatos e com a mandíbula doendo de tanto dar risadas...




Agora já estamos em casa, provavelmente semana que vem o Marlon vai começar a escrever o relato completo da visão dele, de todo o trajeto, porque agora ele só quer descanso...

Abraços e obrigada a todos que apoiaram de alguma maneira essa aventura!

Até a próxima!

Lara

7 comentários:

Beatriz disse...

boa sorte, marlon e amigos! tô torcendo por vcs. hj dei uma humilde pedalada aqui em porto de 40 km no sedoso asfalto, hehe. abração, bea

Marlon R. Silva e Lara Maciel disse...

Pô Bea, já ta fazendo 40 km, isso é muito bom!!!
Na próxima trip já podes ir junto...
Bjos
Lara

Lecky disse...

Eu me amarro em andar em estradas de chao, ainda mais sendo ao lado da serra, lah por aqueles lado atraz da serra do Tabuleiro acho que vai ser realmente muito massa, eh isso ai, rapaziada dali pau e conta tudo hehehehe, firme no pedal ai, eh nois

paulo xokleng disse...

Olá Guerreiros! Bora pedalar ao lado das montanhas!Grande inspiração - Abraços

Anônimo disse...

Bela aventura.. as pernas devem estar tijoladas..
Abraço,
Bongiolo

Anônimo disse...

Escolheram bem o trajeto,uma boa inspiração pedalar ao lado da serra com seu microclima que vcs sabem bem como explicar.Altos perrengue pra adrenar ainda mais a viajem.Negócio é assim , sem perrengue não tem graça.Na próxima ,me convidem nem que for pra servir de apoio, seus doidos.PARABÉNS PRAPAZIADA!
Renato

Anônimo disse...

Pedal fantástico! Trip nervosa... Muita adversidade...Tudo o que uma grande aventura precisa. Acompanhei vocês daqui. Olhava pra cima, curtia o tempo e tentava imaginar o naipe do pedal do dia. Muito massa. Parabéns pelo registro. Ler estas palavras, correndo o olho nas imagens...só fazem ter certeza que na próxima trip vai rolar mais um pedalante.
Até porque...finalizar um material desses em vídeo com trilha do Yes...e sem a minha presença...não dá pra aguentar, né!?! hehehe
Valeu galera!
Grande abraço a todos!!!

Bi