quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Segundo dia

No segundo dia, além do pedal, estava em nosso planejamento conhecer o Canion e Pico do Monte Negro (ponto mais alto do Rio Grande do Sul), e a cascata do Perau Branco, ambos os atrativos eram próximos à Pousada e de fácil acesso com pequenas caminhadas possibilitando que além de nós pedalantes, as mulheres e crianças também os conhecessem.
Acordamos cedinho, tomamos nosso café e partimos rumo ao Canion, que nada deixa a desejar comparado aos outros que já conhecemos aqui em nossa Serra Geral: paredes verticais de formação basáltica, esculpidas lentamente pela água,formando um exuberante cenário.

Depois do primeiro passeio, rodas na estrada, pois o céu estava totalmente azul e o sol já começava a “fritar”. Pedalamos pouco mais de 6 km e paramos para conhecer a Cascata, desta vez a caminhada era um pouco mais difícil pois havia uma subida íngreme, que todos inclusive as crianças, enfrentaram numa boa apesar do calor.

Uma hora depois, de volta aos veículos (carros e bicicletas), resolvemos fazer um lanche por ali mesmo, já que era meio dia e a temperatura já passava dos 30º. Após o picknick feito embaixo de uma ponte e uma longa pausa, partimos rumo a Bom Jardim da Serra/SC.

As subidas foram menores e intercaladas com muitas descidas até a divisa dos estados RS / SC, onde cruzamos o rio Pelotas, sob uma ponte pra lá de “estranha”.

Desse ponto em diante a estrada piorou, e muito, além do cascalho e do seixo solto na estrada, começamos a subir tudo aquilo que tínhamos descido, nesse momento o sol começou a baixar e nos deu uma trégua.

Ao longe já avistávamos os Parques Eólicos de Bom Jardim quando à beira da estrada encontramos alguns pés de ameixa: deliciosas, suculentas!
Parada obrigatória! Com um pouco das energias retomadas, seguimos no pedal.

Subidas e mais subidas e eis que chega uma tempestade de verão, de pingos volumosos e com raios e trovões que cortavam o céu, bastante próximos. Nos abrigamos em uma parada de ônibus, onde logo, Fran (esposa do Bi que já estava na pousada em Bom Jardim), assustada e preocupada conosco vem a nosso encontro pois no centro havia caído uma forte chuva de granizo.

Como estávamos apenas a 6 km, recusamos o apoio e com a chuva acalmada, seguimos caminho para completar mais um dia de 51,5 km de pedal, que por incrível que pareça foi ainda mais difícil que o primeiro.

Amanhã é segunda de carnaval, vamos pedalar de novo!!!

Marlon R. Silva

Beatriz disse...

e não é q eu estava em urubici num pedal de 4 dias organizado pelo caminhos do sertão? estou adorando as narrativas de vcs!!