sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Rio do Boi

No último dia 04, eu, Marlon, Fran, Bi e Diogo, nossos grandes parceiros, fomos guiados dentro do Parque Nacional Aparados da Serra pelo nosso amigo e guia Sergio (Bola). Já a muito tempo queríamos fazer a Trilha do Rio do Boi, que percorre o interior do Cânion Itaimbezinho, em Praia Grande, SC., mas por algumas vezes acabamos deixando passar e somente agora em 2012 fizemos essa caminhada, que é o roteiro mais pedido por turistas de todo o Brasil e também do exterior.

Depois do Cânion Fortaleza, que fizemos a pouco tempo atrás, achamos que nada ia ser tão impactante, mas o Cânion Itaimbezinho nos surpreendeu com sua beleza exuberante. Um  cenário de cinema, além da ótima companhia, de um guia responsável, e de um tempo firme, foram o conjunto perfeito para que tudo fluísse muito bem.

O Parque abre as 8:30h, nos atrasamos um pouco e próximo das 9h, depois de nos apresentarmos com a devida documentação na guarita de entrada do Cânion, começamos a caminhar. O dia começou meio apagado mas logo abriu, deixando o visual ainda mais show.



Caminhamos até o chamado “Portal”, onde lanchamos e descansamos um pouco. O Cânion Itaimbezinho é enorme em extensão e faz um braço, local onde não é permitida a entrada com turistas, o último ponto é onde paramos, dali somos obrigados a retornar.

Foram cerca de 6km até este ponto, e o que vimos até ali foi surreal.  Paredões enormes nos cercavam dos dois lados, junto com cachoeiras que apareciam a cada curva que fazíamos e poços que nos chamavam para um mergulho, nossa vontade era ficar ali, apenas apreciando aquela exuberância toda.



Mas nosso tempo dentro do Cânion também é controlado, o guia só pode seguir até as 15h. Neste horário, não importando o ponto que o grupo esteja, são obrigados a retornar, isso tudo porque dentro de um Cânion existem alguns perigos que não podem ser controlados pelo homem, como por exemplo uma chuva torrencial no final de tarde, que poderia fazer o rio subir nos deixando presos lá dentro.

Na volta pegamos uma forte chuva, típica de verão, que nos deixou um pouco assustados, mas logo passou e retornamos até o primeiro poço da trilha sã e salvos para muitos mergulhos e risadas.



Recomendo a todos que estão lendo este post agora fazer esta caminhada, ainda mais quem mora tão perto como nós que estamos a apenas 100km da cidade de Praia Grande e esperamos tanto tempo para entrar neste mundo encantado e surreal do Cânion Itaimbezinho. Vale muito a pena!

Abraços!

Lara Maciel



Um comentário:

Beatriz disse...

há 3 semanas fiz a minha 13ª travessia lá!! nunca canso de ir ao rio do boi. abração casal!!