terça-feira, 19 de julho de 2011

Um sábado de sol

Buenas parceiros de aventura!

Na ultima sexta-feira ouvi vários colegas no trabalho reclamando do fim de semana que viria, pois na melhor das hipóteses teríamos um sábado de sol, mas o domingo certamente seria chuvoso.

Pois bem, me antecipando ao domingo de mal tempo, iniciei o sábado bem cedo. Nosso destino era o Salto das Águas em São Martinho/SC, que a partir de Içara são 115KM.

Assim iniciei o pedal as 5:20h da manhã com uma imensa Lua cheia como companheira, mas meio tímida logo ela vai saindo de cena dando espaço ao Sol, que rapidamente levanta-se por trás das colinas, entre os vales da uva Goethe catarinense - Já estava próximo à Urussanga.

Logo o frio dá espaço ao calor e uma a uma as blusas vão para a mochila. Mais um maravilhoso dia havia começado.

Pedalei no meu ritmo por mais de três horas, quando já próximo a cidade de São Ludgero/SC, meu apoio (apoio em tudo, não só do pedal) me encontra e me "resgata". -Mais uma vez muito obrigado Lara!

Foram 55Km de pedal, mas para continuar a aproveitar o sábado era hora de agilizar a viagem então pé na estrada, ou melhor, rodas,... ao menos por enquanto.
Chegamos à Pousada, cumprimentamos e batemos um papo rápido com nosso grande Amigo e anfitrião Lucas, nos instalamos e logo após o almoço, seguimos nosso rumo.Rumo ao topo do Morro dos Kocks, a montanha mais alta de São Martinho, são 600m do nível do mar, ela está no limite sul da Serra do Tabuleiro.



Assim fizemos uma caminhada moderada de 8,5Km, iniciada em estradas de terra até quase o topo do morro, onde avistamos ao longe a Serra Geral e logo abaixo boa parte do vale do Rio Capivara, na sequência atravessamos alguns pastos e potreiros, antes de iniciarmos uma trilha de aproximados 500m, em meio a Mata Atlântica preservada.




Após cruzar o pequeno bosque começamos a descer, é a parte final da caminhada, ainda por campos até chegar novamente a estrada.

Como em todas as outras vezes que nos aventuramos por essas bandas, a Natureza nos brinda ao final da caminhada, pois, na ultima porteira antes de chegarmos à estrada somos surpreendidos por um bando de Gralhas Azuis, barulhentas e majestosas nos parabenizam pelo fim da caminhada e assim o cansaço se desfaz em sorriso e emoção.

Assim é São Martinho, sempre surpreendente!

Ah! No dia seguinte ainda conseguimos avistar bem de perto um casal de Tucanos de Bico Preto, parentes próximos dos Bico Verde, mais frequentes de serem vistos por aqui.

Fica ai a dica, ao invés de reclamar do domingo que vai ser chuvoso, aproveite ao máximo o seu sábado de sol!


Aquele abraço a todos!
Até a próxima aventura.

Marlon R. Silva

Nenhum comentário: