terça-feira, 1 de março de 2011

Trekking da Capivara

As 9 horas partimos rumo a uma caminhada que para nós não tem nada de novo, mas sempre nos surpreende com seu belo cenário natural: rio, mata, animais silvestres tudo isso junto a tranqüila comunidade de Alto São Martinho, localizada na cidade de São Martinho, SC. O ponto de partida é a Pousada Salto das Águas, que para quem não conhece já deve começar a programar sua visita a este lugar que ofecere muito aconchego, tranqüilidade, hospitalidade, tudo isso dentro deste contexto de tirar o fôlego.
Iniciamos a caminhada com tempo parcialmente nublado e vento, que não durou por muito tempo, pois logo em seguida o céu abriu completamente nos presenteando com um lindo sol. Contornando o rio Capivari passamos pelo lago Heinsen, algumas casas de moradores até chegar a ponte pênsil, local onde atravessamos para continuar a caminhada pela outra margem do rio. Aqui o sol já estava quase nos castigando, era perto das 10h da manhã e ainda não tínhamos passado da metade do caminho. Passar pela ponte é sempre uma adrenalina, de bike é ainda mais nervoso que a pé, que também tem suas particularidades.
Encontramos ao longo dos 9 km, gado, cães, agricultores na lida, uma pequena cobra, muitos lagartos tomando banho de sol, aves de várias espécies, mas não foi desta vez que as capivaras deram o ar de sua graça, nem mesmo os bugios que por muitas vezes já nos presentearam com imagens espetaculares e seus ruídos assustadores.
A volta é mais longa que a ida e se dá pela margem esquerda do rio Capivari, passando pelo início de uma obra em um paredão de pedra de uns 30 metros de altura, que diz a lenda que futuramente se tornará uma mini usina hidrelétrica, mais para frente passamos pelo Salto de Cima, ali a vontade já é de tomar um banho de rio (por isso o ideal é ir com roupa de banho por baixo), mas seguimos a diante pois faltava pouco para chegar até o Salto das Águas, nosso ponto de chegada, onde o banho de cachoeira iria ser muito mais refrescante.

Antes, ainda passamos pela primeira igreja de São Martinho e pelo seu cemitério centenário, para só então cruzar a ponte e chegar na Pousada. Neste momento, o relógio já marcava 11:30 e o sol, que nos acompanhou por todo o trajeto, estava a todo vapor. Depois de alguns alongamentos, foi a vez do banho de rio...ôôô beleza!
– Lucas, traz ai aquela Heineken bem gelada!!!

Gostou??
Então desligue a TV e venha caminhar conosco!

Lara Maciel

Dicas | Observações: caminhada de nível moderado (9 Km de subidas e descidas por estrada de terra). No verão levar roupa de banho (há vários pontos para banho de rio). No inverno, prepare o estômago para comer uma deliciosa comida típica alemã. Levar sempre: máquina fotográfica (os animais sempre aparecem: tucanos e macacos são a grande atração).

Nenhum comentário: