segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nas encostas de Serra Geral

Fim de semana movimentado nas encostas da Serra Geral Catarinense.
 

Para aproveitar o sol, já no sábado saímos cedinho de Içara, às 7h já estávamos partindo para Criciúma onde os demais "pedalantes" se unirão ao bando.
 
O propósito era pedalarmos por asfalto até a Barragem do Rio São Bento, de onde seguiríamos por estrada de pedra até "não dar mais", já que em dado momento a bike é trocada pelo trekking.
Como já estávamos com o planejamento 100% todos se prepararam com roupas e calçado extras, já que a sapatilha e a roupa da bike são horríveis para caminhar.
Nos trocamos, escondemos as bikes e partimos. O restante do caminho: aproximadamente mais 2Km de subida, porém na metade do caminho.
 
Um obrigatório desvio no acesso à casa do ultimo morador a retirar-se da região em função da barragem, o desvio é feito, pois pouco antes das ruínas da casa passa um córrego de águas gélidas e cristalinas, que é parada obrigatória.
Corpos refrescados, caramanholas cheias e pé na estrada novamente.
Algo em torno de 20 min. depois estávamos no interior de uma belíssima e intrigante gruta, esculpida lentamente pelo tempo e suas intempéries, em rocha arenítica.
Em sua base, aos seus 525m de altitude, tem-se um visual alucinante, pode-se avistar praticamente toda a barragem de cima, inclusive a torre da antiga igreja de São Pedro.
Assim, extasiados, com todo o astral que já havia rolado meia volta que ainda temos 2Km de caminhada e 40Km de pedal até em casa.
Os 2Km foram rapidamente percorridos, nova mudança de roupa, pé no pedal e morro a baixo.

Porém em nosso retorno temos um incidente.
Algo em torno de 1Km de down-hill e um galho entra no meio da roda traseira de minha bike, arrancando um dos raios e entortando feio o câmbio traseiro.
Arranca-se o raio, desentorta-se o câmbio e bola pra frente, quer dizer, bike pra baixo, mais 500m e o câmbio entra no meio da roda e quebra, sem chance alguma de reparos.
Que desânimo! Mas é passageiro, pois o caminho da vinda já tinha saciado a sede de aventura do dia... Bom, então é ligar pro apoio! -Lara me salva...

Mas isso não foi tão simples assim, apesar de lá no topo, praticamente dentro da gruta ter um ótimo sinal de celular, durante todo o caminho de acesso não há.
Assim caminhando e procurando um sinal de celular, cheguei até a barragem onde Bí que já havia se adiantado, estava em contato com meu resgate.
Agora é só esperar pra voltar embora de carro, muito triste por não poder acompanhar os parceiros de pedal até o fim de mais um dia especial de aventuras.

Apesar da bike quebrada, momentaneamente, as pernas estão ótimas. E assim no domingo, com tempo bom, não tem como ficar em casa.
Eu e Lara pegamos os cacarecos, arrumamos tudo e partimos pro Cantão, lindo local em Nova Veneza que abriga duas cachoeiras magníficas.
 
Como a caminhada é curta, aproximadamente 2,5Km de ida, fomos somente no período da tarde. Mais que suficiente para nos extasiarmos com essa que sem dúvidas é uma das mais belas trilhas que temos na região.

Desta vez, sem incidentes, fomos, descansamos, contemplamos e retornamos sem problema algum.
Assim tivemos um fim de semana de muito sol e ótimas aventuras.

Até a próxima!
Marlon R. Silva

4 comentários:

carolbrunel disse...

DEMAIIIIIS LARA... MUITO LEGAL LER AS AVENTURAS DE VOCÊS. ABRAÇÃO

CAROL

Beatriz disse...

mas q bacana, tu e marlon tb tem um blogue!! qq dia desses vamos fazer uma indiada. aguardem!! abração, bea

Beatriz disse...

mas q bacana, tu e marlon tb tem um blogue!! qq dia desses vamos fazer uma indiada. aguardem!! abração, bea

Beatriz disse...

mas q bacana, tu e marlon tb tem um blogue!! qq dia desses vamos fazer uma indiada. aguardem!! abração, bea