Começamos com um rapel de aproximadamente 50m (logo que retornarmos lá, meço e digo com certeza a altura), muito bacana, uma parede suave e agradável para rapelar, porém com muitas pedras soltas. O visual é pra lá de bonito, consegue-se avistar além da imensa parede de arenito que se estende por alguns quilômetros, o Rio Araranguá e sua Foz junto ao Oceâno Atlântico, e sua localidade que leva o nome de Barra Velha, divisa entre os municípios de Araranguá e Içara, muitas e extensas dunas e logo abaixo dos nossos pés, uma pequena porção aparentemente preservada de mata atlântica. Um paraíso aos "locais", já que os próximos relevos à beira mar ficam acerca de 100Km para à Sul, em Torres, ou para Norte em Santa Marta - Laguna.
O rapel de todos foi muito tranquilo (segurança em primeiro lugar), o visual é deslumbrante e proporcionou momentos únicos mesmo aos que já tem certa bagagem nas alturas. Nota 10 a todos!!!
O retorno é feito por uma pequena trilha, uns 800m, uma parte nas dunas o restante em meio à mata, uma subida íngreme, mas que não mata ninguém.
Voltamos, recolhemos todo o equipo e partimos pra segunda parte do dia. Parada pro "almoço", isso por que era meio dia, pois na real rolou um piquenique numa sombra show de bola, bem próximo onde passaríamos o restante do dia.
Um paredão menor, onde montamos além da parada de um rapel, um tope-rope, para proporcionar uma escalada pra rapaziada que era praticamente desconhecida por todos que estavam lá; certamente novas investidas de escaladas nessa parede virão.
Já depois de muita curtição, o céu que a princípio estava totalmente azul, mudou subitamente para um tom acinzentado, a tempestade estava formada! Parecia que o céu iria desabar. Ainda tinha gente no meio da parede e todo o equipo pra recolher! Corre, corre, corre!!! Começa a chuva, e tão incrivelmente como começou, se finda! Para alegria geral. O lugar como diz um nosso outro parceiro "-é mágico", nem a chuva chega lá.
Na volta descobrimos que Criciúma estava em parte de baixo dágua, como á já vem acontecendo a alguns verões. As tempestades de fim de tarde na região estão cada vez mais intensas.
Para nós tudo de bom, a aventura foi boa de início ao fim. Até a chuva foi importante, estava muito calor e ela nos ajudou com uma trégua na temperatura.
Aquele abraço a todos,
Até a próxima aventura!!
3 comentários:
Caraca, Morro dos Conventos, show,,, e tem vias de escalada por lá, ou vcs irão investir nelas?
Bacana as fotos!
Oi. tem vias sim. eu e um parceiro abrimos as únicas existentes, 7 ao todo. Quando quiserem conhecer só entrar em contato que eu passo as informações necessárias.
abraço.
Gustavo Motta.
gusxokleng@hotmail.com
E ai Gustavo!
Não sei se você lembra de mim, mas trocamos umas idéias no início do ano, quando estávamos saindo de uma escalada deste Setor.
Então..., estamos indo lá (e usufruindo de "suas" vias) sempre que possível, inclusive equipamos mais uma via neste último fim de semana (mais a sul das demais). Logo estaremos com o croqui e maiores detalhes.
Estaremos publicando no blog de nossa Equipe: http://equipesuladventure.blogspot.com/
Abraços!
Postar um comentário