quarta-feira, 9 de abril de 2008

Morro do Cambirela

O ano é 2006, o mês maio, a aventura certamente uma das mais difíceis que já enfrentei e provavelmente uma das que mais me lembrarei ao longo de minha vida. Um trekking alucinante, com partes que chegam a ser um espécie de escalada (subida em 90º).

Foram mais de 5h de caminhada, iniciada em uma floresta bastante preservada (pura mata atlântica, início da Serra do Tabuleiro, 27º 42' 39.19'' S 48º 41' 11.76'' W, município de Palhoça-SC), nem por isso é uma parte fácil, ja que a trilha é parcialmente aberta e com muitas pedras e árvores caídas ao longo de todo o caminho, que são facilmente ultrapassadas com a determinação de chegar logo ao topo.

A dificuldade aumenta conforme vai aumentando a altitude, uma vez que a vegetação fica mais "rala", típica dos topos mais altos das montanhas, que neste caso passa dos 1.000mts.

Encaramos essa aventura em quatro cabeças (Cristiano - um local que manja muito de andar no mato, e mais ainda do Cambirela em sí, nasceu no pé do morro - , Leck, Marlon e Ricardo).
Uma das grande dificuldades é o calor, pois estamos no meio de uma floresta tropical, tipicamente quente e úmida e ao sair desta etapa do trekking (+-2/3 da caminhada, que tem aproximados 6Km), a trilha piora e fica muito, muito mesmo, mais íngrime, e temos mais um inimigo, o sol, já que as árvores e as simbras ficaram para trás.
Nesta etapa o cansaço já toma conta de todos, e ainda temos um pedaço de extrema dificuldade pela frente, daqui já pode-se avistar a BR-101, parte de Palhoça, São José, e da Ilha de Santa Catarina. Estamos aproximadamente a 800mts do nível do mar, não nos esquecendo de que estamos a menos de 1Km do litoral.
Deste ponto a diante a dificuldade está no máximo, uma vez que ten-se um peral de cada lado da trilha, e dada a altura não é nada interessante andar num lugar destes, não fosse a adrenalina correndo nas veias.
Mais um pouco de esforço e chegamos até o topo, que é dividido em três cumes. Nosso acampamento ficou no último deles, um local que abriga no máximo quatro barras pequenas.Durante quase toda a noite enfrentamos muita chuva, que deu uma trégua de aproximadamente meia hora, o suficiente para vermos o espetáculo que é este local a noite, onde temos uma vista de todo lado oeste e sul da ilha de Florianópolis. Em compensação, ver o sol nascendo entre as nuvens com Floripa de fundo, é praticamente inexplicável, sorte que estava "armado" com minha câmara fotográfica e agora posso compartilhar com vocês, uma pena que somente a imagem.

Quem quiser sentir também toda essa energia, está ai o convite para uma próxima subida.


Aquele abraço,
Até a próxima aventura
!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Içara - Cirenaica

Lá vamos nós a uma nova aventura, foi uma das primeiras pedaladas que fiz, junto com a parceria do Leck, tava bem no início do pedal mesmo, foi no primeiro semestre de 2007, creio que no mês de maio.
É uma pedalada muito interessante, uma vez não ter um grau de dificuldade muito elevado e por fim ainda podemos dar altos mergulho em uma linda (e gelada) cachoeira.
A cachoeira do Cirenaica(28º 31' 17.38'' S 49º 31' 28.89'' W), fica no município de Siderópolis, aos pés da Serra Geral, onde encontran-se várias destas maravilhas escondidas.
Foram 90Km de pedal por estradas de asfalto, pirita e pedra. Um dia quente, provavelmente uma das ultimas semanas de temperaturas altas daquele ano. Tínhamos como apoio a Lara, como sempre participando intensamente das aventuras.
Como era um dos meus primeiros pedais, não consegui completar a proposta, fazendo assim somente a ida e auxiliando no apoio da volta, que foi bastante importante pois nosso colega que pedalava sozinho sofreu uma queda (graças a imprudência de um motorista), sorte que foi somente o susto, sem complicações.

Vale salientar que além da pedalada, la no Cirenaica mesmo, rolou um pequeno trekking que vai do alto até a base da cachoeira, onde podemos completar a vista maravilhosa proporcionada pela mesma.
Pra termos uma idéia do potencial do lugar, além de nós já haviam lá mais algumas pessoas, que tinham ido até o local de moto e estávam fazendo um rapel adrenalizante.

Por enquanto sobre o Cirenaica era isso, mas logo volto paraa contar uma outra aventura deste lindo local.

Aquele abraço a todos,
Até a próxima aventura!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Morro da Mina

Pra quem não conhece, é uma pequena montanha que fica próxima à Barragem do rio São Bento (28º 33' 0.80'' S 49º 34' 9.42''W). Alguns riachos, córregos e pequenas cachoeiras, além de muita mata atlântica, circundam o local que foi palco de uma aventura muito interessante vivida no fim do ano passado por mim e alguns colegas montanhistas que adoram adrenalina e muito mato (Leck, Lara e Marlon, Fernanda e Elias, Bongiolo e Anna Paula).

A proposta era, fazer um trekking até a base do morro (aproximadamente 3 horas), onde tem uma gruta que seria o abrigo do acampamento, sendo possível uma escalada em rocha (arenito) com grande grau de dificuldade. Até ai tudo bem, não fosse esse trekking por uma trilha praticamente fechada em meio à Mata Atlântica, mas quem acha que alguém reclamou, está enganado, todos chegamos bem e muito satisfeitos. Além da gruta, uma "cachoeira" que escorria pelo meio da pedra e resultava num refrescante chuveiro natural, de água totalmente cristalina.
A outra parte desta aventura, foi executada por apenas três de nós, pois a escalada em rocha requer um pouco mais de treino e conhecimento no assinto: Elias, Bongiolo e Fernanda, por horas "peliaram" com a via, que ainda não está concluída, o que por um lado me deixa satisfeito pois possivelmente em breve teremos de voltar lá para continuar essa pequena "batalha" entra a Natureza e o Homem, e assim chegarmos ao topo da montanha .

Mais fotos desta e de outras aventuras, podem ser conferidas no site: http://picasaweb.google.com/zeusdora/SerraGeralSantaCatarina

Aquele abraço a todos
até a próxima aventura!

AUDAX 200 - SC


Aconteceu no último domingo (30/03/2008) em Criciúma-SC, o AUDAX 200, uma prova de ciclismo amador, onde todos os competidores são campeões se conseguirem completar o percurso de 200Km, que foram percorridos pelos municípios de Criciúma - Forquilhinha - Meleiro - Turvo e Ermo, no extremo sul de Santa Catarina.

Na largada contamos com 161 competidores dispostos a acordar as 4 da matina e começar a pedalar cedinho, antes do sol nascer.
Aprova que acontece em cárias outras cidades do Mundo, foi recorde nacional onde 133 competidores cruzaram a linha de chegada.

Nosso pessoal (de Içara - Leck, Marlon e Rodrigo) não deixou de prestigiar o evento e completar a prova com êxito dentro das 13:30h previstas.

Além de competidores de Criciúma, Içara e região, podemos contar com um grande número de atletas de todo o estado bem como alguns dos estados visinhos.


Aquele abraço a todos,
até a próxima aventura!

Boas vindas!

Bom, este é o primeiro post de nosso blog, espero que visitem, gostem e voltem a visitar. Sem deixar o principal do lado: comentem, comentem muito mesmo!
Espero que possamos através deste, trocar informações à respeito de todo e qualquer esporte de aventura, de nossa ou de qualquer outra região desse Brasil que tem tanto a nos oferecer.

Assim, desejo a todos as mais sinceras boas vindas!

Aquele abraço a todos,
até a próxima aventura!